top of page
Andréia Janecek

CRIAÇÃO DE UM RITMO DIÁRIO | JORNADA DE ORGANIZAÇÃO PARA UM 2025 CHEIO DE INTENCIONALIDADE

Hoje começamos a trilhar um caminho de preparação para um novo ano em que tenhamos presença e leveza no nosso cotidiano comum. Vamos?🍂

andréia janecek organização 2025

Para podermos dar início à nossa jornada, quero te apresentar Ana. Ana será a personagem que irá nos guiar em alguns dias da caminhada.

Ela é uma mulher muito parecida comigo e com você. Tem dias bons, tem dias ruins. Perde a paciência e se arrepende. Gosta de sorrir. Esboça sonhos e projetos. Celebra as conquistas e vai aprendendo a lidar com as frustrações. Tropeça e se levanta novamente. Tem, no seu coração, a vontade de ser cada dia mais parecida com Ele.


Vamos mergulhar em uma manhã da vida de Ana?

 
andréia janecek organização 2025

UM RITMO CADENCIADO


Um pássaro. Parece estar perto do quarto. Talvez tenha pousado na amoreira. Ao longe, um latido. O som de uma janela que se abre.

Sinto, no meu coração, a bênção de poder usufruir dessa manhã que se inicia.

O que esse dia reserva para mim? Quais afazeres acontecerão conforme o planejado e quais tomarão um rumo completamente diferente?


O pão nosso de cada dia nos dai hoje.


Espreguiço meu corpo. Saio lentamente cama, lavo meu rosto, penteio os cabelos.

Desço as escadas e piso, descalça, no piso de madeira aquecido pelo sol que, apesar do horário ainda tão cedo, já entra pelas janelas e inunda a sala.

Um copo de água, uma xícara de café. Me acomodo na poltrona que fica em frente à estante. Becky, de um salto, se aconchega no meu colo, ronronando. Estico as mãos e alcanço minhas canetas e materiais. Começo meu tempo de quietude. Alimento para a alma.


Na cadência de uma manhã compassada, o silêncio dá espaço ao som, o tempo cheio de energia dá lugar à calmaria e assim vamos seguindo nesse suave balançar.

Meu tempo de quietude termina, e os exercícios físicos começam.

Bem, isso numa hipotética manhã ideal. Hoje, enquanto me preparo para começar a alongar meu corpo, ouço a vozinha fina de Tom me chamando.

Sinto uma rápida, porém aguda pontada de frustração.

Como é difícil enfrentar qualquer imprevisto que atrapalhe os meus planos. Como é difícil ser flexível e aceitar que o controle não é meu.


Puxa, eu deveria saber melhor. Deveria saber que meu pequeno filho é infinitamente mais valioso do que meu tempo de exercício. Deveria saber que é possível sentir leveza e contentamento mesmo quando o dia não transcorre, em seus mínimos detalhes, da forma como eu julgo ideal.

Deveria, mais do que saber, sentir, de fato, essa leveza.


A prática leva à perfeição, certo?

Então, minha função é o cultivar. Um cultivo diligente e constante.

Cultivar o contentamento, a aceitação. Cultivar enxergar a bênção em vez de só perceber o contratempo.


Abro um sorriso. Penso em Tom. Abro a porta do seu quarto e ele está sentadinho sobre a cama, pernas cruzadas, brincando com seu urso de pelúcia. Dou um beijo estalado na sua bochecha.

"Bom dia, meu amor."


O alongamento foi substituído por abraços, o preparo do café tornou-se algo feito a quatro mãos.

Pratos que vão sendo colocados na mesa, laranja que vira suco, pão na torradeira recebe, ainda quente, a manteiga que derrete.

A música animada é desligada. Nos sentamos, em família, à mesa. Agradecemos, comemos, conversamos.


E seguimos nossa manhã fluindo nesse compasso suave.

 
andréia janecek planejamento 2025

O QUE PODEMOS APRENDER E COLOCAR EM PRÁTICA A PARTIR DESSE PEQUENO CONTO?


Podemos repensar nossa ideia em relação a como vamos nos planejar e como iremos organizar as nossas rotinas.

O primeiro passo, antes mesmo de refletirmos sobre as tão importantes prioridades, deve ser pensarmos nos nossos ritmos. Analisarmos o ritmo diário de nossas famílias, das crianças, de nós mesmas.


O ritmo é a música que vai trazer um doce balançar para os nossos dias comuns.

É através desse compasso diário que podemos ir criando um cotidiano suave, que fuja da correria desenfreada, da rotina sufocante em que não há nenhum momento de pausa e silêncio. E é esse ritmo bem pensando que também fará com que deixemos de lado o oposto: aquela rotina que pode ser, por vezes, preguiçosa, à toa. Uma rotina em que nada é feito ou, então, todos os afazeres são deixados pela metade e realizados sem capricho nem esmero.


Pois é. O ritmo é importante.


Ao pensar sobre como será essa cadência em seu lar, busque ir organizando os principais blocos de atividades do seu dia de forma a intercalar momentos de calmaria com outros que sejam mais cheios de energia e movimento.

Ao despertar, você pode alongar seu corpo e, então, ter seu tempo de leitura e escrita.

Pode preparar o café da manhã embalada por uma música alegre.

Pode consumir essa primeira refeição com calma, sem pressa, agradecendo.

Pode arrumar a cozinha em família: cada com a sua função, num "pra lá e pra cá" animado.

Pode fazer uma pequena leitura em voz alta ante de saírem de casa.

Podem trocar a música no carro por uma oração.

E assim podem ir criando um dia que traga respiro, traga energia, traga uma cadência harmoniosa.


Tenha um plano B (ou C e D!) para os inevitáveis pequenos e grandes imprevistos.

Não conseguiu ter seu tempo de quietude antes do restante da casa acordar? Separe papel e giz de cera e peça para as crianças fazerem um desenho que ilustre aquela passagem que você está lendo.

Não deu tempo de arrumarem a cozinha juntos? Deixe a louça mergulhada em água e detergente e lave quando voltar para casa.


Nada precisa ser tão rígido. Como diz a expressão: "dance conforme a música".

E que a música dentro de seus lares (e aonde quer que você vá) seja daquelas que nos fazem suspirar e sorrir com a nossa alma.


O material que vou indicar para vocês nesses primeiros passos da nossa jornada é o Organizador de Rotina e Ritmo.

Ele é um planner que criei, com muito carinho e capricho, para ser uma ferramenta completa para nos auxiliar em um planejamento cheio de leveza e propósito.

O Organizador traz diversos recursos (planejamento de refeições, âncoras diárias, controle de hábitos, organização do tempo de autocuidado, anotação das pequenas bênçãos que são derramadas sobre nós e muitos outros instrumentos úteis) mas, por enquanto, quero focar no espaço do Organizador dedicado à organização do nosso Ritmo Diário.

planner 2025
planner 2025

Esse espaço aparece logo no começo de cada semana, e pode ser usado, por você, como uma das prioridades na hora do seu planejamento. Clique aqui para ver mais detalhes dessa ferramenta!

(Ah! Durante todo o mês de novembro, você ganha um mimo a cada pedido feito♡)

Ao longo dos próximos dias, vamos seguir conversando, com calma e intencionalidade, através da Rádio Leveza, pequenos filmes e textos, sobre como podemos criar o planejamento do nosso ritmo diário e familiar.


Meu desejo é que esta jornada seja um recurso valioso para todas nós que desejamos ser, de fato mais intencionais e presente no nosso cotidiano comum!


Um beijo! Andréia

2 Comments


Guest
Nov 16

Desfrutando da rotina comum!

Doce Leitura! 🤍

Like

Juliana trinci
Nov 13

Ah, que delícia de conto. Que riqueza de detalhes. Acalma até o coração

Like

Inscreva-se e receba inspirações para uma vida mais leve:

Obrigada por se inscrever!

me acompanhe pelo instagram:

  • Instagram Andréia Janecek
  • Podcast Café da Tarde

ARQUIVO DE POSTS

bottom of page