AS ÂNCORAS QUE FIRMAM OS NOSSOS DIAS COMUNS | JORNADA DE ORGANIZAÇÃO PARA UM 2025 CHEIO DE INTENCIONALIDADE
Estamos na segunda semana da nossa caminhada, e nos próximos dias vamos delinear todos aqueles momentos e atividades dentro da nossa rotina que funcionam como suportes e arrimos.
Na última semana, conversamos sobre o primeiro passo que devemos tomar para podermos planejar um ano que seja, de fato, rico em propósito: pensarmos sobre o nosso ritmo diário e familiar, e como podemos ir mesclando afazeres calmos e introspectivos com outros que sejam mais exteriores de cheios de movimento. Esse balançar harmonioso entre os dois tipos de ritmo irão criar uma rotina que não seja exaustiva ou ociosa mas, sim, que flua com uma cadência suave.
Reflita com calma sobre como irá organizar o seu ritmo: ele será a base para todo o seu planejamento, portanto não tenha pressa e se dedique a esse primeiro passo com cuidado.
E hoje começamos um novo assunto, um novo passo dentro da nossa jornada.
Vamos falar sobre as nossas âncoras diárias.
Âncoras são os momentos que trazem apoio e sustentação para o nosso cotidiano.
Sim, já pudemos perceber que essa segunda etapa da nossa caminhada é de extrema importância, certo? Pois vamos, então, mergulhar em mais algumas cenas da rotina da nossa personagem Ana para, depois, conversarmos mais a fundo sobre o nosso tema da semana!
ÂNCORAS QUE SUSTENTAM
Ansiedade. Inquietação. Desânimo.
Hoje o dia trouxe frustrações e imprevistos que parecem ter me tirado do eixo.
Os afazeres que eu havia planejado, com tanto cuidado, não foram para a frente e minhas anotações permaneceram intocadas ali na agenda.
Rendi-me à preguiça de deixar de fazer o certo para fazer o mais fácil.
Tomei certas atitudes que seria melhor não terem sido tomadas.
E agora, com a chegada do anoitecer, sinto meu peito se apertando em desapontamento.
Mas, então, me lembro de algo que traz apoio e suporte mesmo para os dias mais difíceis. Uma pequena âncora que traz meu foco de volta ao que mais importa.
Encosto cortinas e acendo abajures para receber a noite.
Acendo uma vela, cujo perfume suave vai inundando a sala.
Chamo Tom, que brinca sentadinho no tapete do seu quarto, e peço a meu marido que se junte a nós.
Juntos, oramos e pensamos sobre o que podemos agradecer.
Tom, na sua inocência, mas mostrando grande sabedoria, agradece pelo sol que brilhou. George segura nossas mãos e á graças pela oportunidade de estarmos todos reunidos.
E eu agradeço por mais uma chance de escolher o certo.
Pelo pequeno conto acima, vocês puderam notar que as âncoras são aqueles hábitos que, quando cultivados, nos conectam novamente com o que é mais valioso.
Fica claro que as âncoras nos permitem regar a nossa vida espiritual.
Diversas formas de conexão com Deus podem ser âncoras valiosas para voltarmos o nosso foco ao que mais importa. Oração, leitura bíblica, adoração, tempo de quietude são alguns exemplos.
Mas também podemos cultivar esse precioso laço de formas menos óbvias mas que também são jeitos genuínos de glorificarmos a Deus: um tempo de presença e intenção ao lado de quem você ama, uma ida ao jardim para receber a luz do sol ou pisar na grama descalça...
Quais âncoras podem fazer parte do seu cotidiano para firmarem seu propósito e sustentarem os seus dias comuns?
O material que vou indicar para vocês nessa nossa segunda semana da jornada é o Caderno Minha Vida com Propósito.
Ele é uma ferramenta útil e valiosa para cultivarmos uma vida mais cheia de intenção, presença e propósito.
Para ter o seu próprio caderno de Propósito, clique aqui.
Que consigamos delinear as nossas âncoras e sempre nos voltarmos a elas para focarmos no que realmente tem importância.
Para saber quais outros conteúdos trarei sobre o assunto da semana, você pode assinar a minha newsletter gratuita ou checar a programação no meu perfil do Instagram. Não se esqueça de ler os textos, assistir aos vídeos ou ouvir o podcast sempre num tempo específico para isso, sem atropelar a sua vida off-line e real!
Um beijo! Seguimos juntas!
Comments